Projeto:Herança Cultural
Autor: Felipe Nazario – Bacharel em Marketing, Professor no Ensino Fundamental, Pesquisador na área de Antropologia do Consumo e Marketing Cultural, Músico, Diretor Geral da organização CEAPEL – Centro de Apoio Permanente ao Estudante Ltda.
Realização: CEAPEL – Desenvolvendo a Multi-habilidade
O Projeto
É um evento socioeducativo, onde o prato principal é a feijoada, a música o samba com participação de roda de capoeira. Cada uma destas manifestações, populares possuem raízes nas tradições africanas em solo brasileiro. Neste trabalho a proposta é apresentar estas modalidades culturais praticadas na Cidade do Rio de Janeiro, para o público praticante e não praticante.
Durante o evento haverão palestra sobre os assuntos (capoeira, samba e feijoada), com tempo para perguntas e respostas.
Além de aprenderem mais a respeito de uma das tradições que contribuíram para a formação da cultura carioca, todos receberão certificado de participação no evento. Este certificado poderá ser usado por estudantes como comprovação de horas em atividades extra-curriculares.
Objetivo:

Justificativa:
Tanto a capoeira, o samba e a feijoada, são atividades que o carioca pratica com bastante intensidade, sendo que poucos conhecem a origem e seus fundamentos e inclusive o atual contexto social de cada uma dessas heranças de tradições africanas.
Estas tradições são hoje também praticadas dentro e fora do país e por pessoas adeptas de religiões, que não possuem afinidades com as tradições africanas. Logo há um fenômeno comportamental que pode ser um dos caminhos para um bom relacionamento entre, os povos da igreja católica ou protestante e os povos de religiões de matriz africanas, diminuindo a intolerância religiosa.
Participar e ou contribuir para este projeto, significa:
- Declarar que incentiva a difusão da cultura carioca.
- Reciclar no povo carioca o orgulho de pertencer a uma cidade que não é só violência, mas, sim cultura e educação
- Declarar que não é intolerante a religiões de matriz africana, mesmo não sendo praticante da mesma.
Público-alvo:
Jovens, adultos e idosos, praticantes ou não de alguma atividade afro-brasileira, sendo religiosa ou não.Seguindo a lógica da economia, todo evento demanda custo e este também tem. Com objetivo sócio-educacionais e sem apoio governamental, a feijoada não pode ser vendida no valor comercial praticado em restaurantes, porem deve ser servida com qualidade. Por isso com muita pesquisa de mercado fora orçado um custo inicial do evento é de R$ 2600,00.
Com isso o patrocinador, além de exclusividade terá:- Exposição da marca antes do evento, em materiais de divulgação (folder, cartaz, banner, ingresso, blog).
- Exposição da marca e anuncio do negócio no evento e durante o evento(folder, cartaz, banner, blog, certificado) e distribuição de brindes.
- Exposição da marca após o evento (blog e certificado).
- Colocação de stande e cadastro de clientes.
Investimento:
- R$ 130,00 -> Exposição da marca antes do evento, em materiais de divulgação (folder, cartaz, blog).
- R$ 520,00 -> Exposição da marca antes do evento, em materiais de divulgação (folder, cartaz, banner, ingresso, blog).
- R$ 650,00 -> Exposição da marca antes do evento, em materiais de divulgação (folder, cartaz, banner, ingresso, blog); Exposição da marca durante o evento (folder, cartaz, banner, blog).
- R$ 910,00 -> Exposição da marca antes do evento, em materiais de divulgação (folder, cartaz, banner, ingresso, blog); Exposição da marca e anuncio do negócio (1 chamada) no evento e durante o evento (folder, cartaz, banner, blog,) e distribuição de brindes.
- R$ 1.170,00 -> Exposição da marca antes do evento, em materiais de divulgação (folder, cartaz, banner, ingresso, blog); Exposição da marca e anuncio do negócio no evento (2 chamadas) e durante o evento (folder, cartaz, banner, blog, certificado) e distribuição de brindes.
- R$ 1.300,00 -> Exposição da marca antes do evento, em materiais de divulgação (folder, cartaz, banner, ingresso, blog); Exposição da marca e anuncio do negócio no evento e durante o evento (chamadas ilimitadas) (folder, cartaz, baners, blog, certificado) e distribuição de brindes; Exposição da marca após o evento (blog e certificado); Colocação de stande e cadastro de clientes.
Obs.: Batendo o custo a oferta de CO-patrocinio é interrompida.
Plano promocional do evento.
- Serão feitas parceria com escolas, universidades, templos religiosos, católicos, protestantes e de matrizes africanas para colocar cartazes e distribuição de panfleto.
- Construção de blog e anúncios em classificados da internet, sites parceiros
- Gravação de CD para divulgação em carro de som
- Divulgação em rodas de samba
- Cada patrocinador poderá ceder espaço em seus site e pontos físicos
Data do Evento:
18/07/2010
Local: Méier
Somente: felipenhh@gmail.com